Substituir router meo (TG784n) e utilizá-lo como ATA (versão PPPoE)

Viva!

Como não gosto do router thomson do meo (alguém gosta?) decidi substitui-lo por um Mikrotik, com routerOS – podem adquirir um com Wireless e afins por pouco mais de 60 euros: MikroTik RouterBOARD RB951Ui-2HnD . No entanto, como dou uso ao telefone (analógico sem fios), precisava de o manter a funcionar..

Como thomson faz bem a função de ATA (analog telephone adapter), decidi mantê-lo para evitar mais configurações.
Nota: Quem quiser substituir o telefone analógico por um telefone VoIP (ou softphone no PC) também o pode fazer. Podem ver como em Meo-VoIP

Notas importantes:
– VLAN 10 -> Internet
– VLAN 12 -> BOX / telefone
– Não se enganem na pass de acesso PPPoE. Caso se enganem, vai parecer tudo normal (têm IP etc..) mas não conseguem aceder a nada.. Perdi algum tempo nisto até descobrir alguém num forum a relatar este comportamento. Resumindo, como já não sabia a pass, acabei por ligar para o suporte MEO a pedir reset da password do PPPoE.
– Estes pressupostos são válidos no meu caso, mas sei de alguns casos no MEO em que as vlans são diferentes.

Eis o cenário:

home

Detalhes de configuração:

– No router mikrotik, devem ter na interface wan as 2 vlans tagged:

WAN-VLANS

Menu Interfaces -> Botão de ADD -> VLAN

 

– Criem um cliente de PPPoE na interface eth1.10 (WAN – vlan 10)

pppoe1

Coloquem o username e password aqui:

pppoe2

Menu Interfaces -> Botão de ADD -> PPPoE Client

– Depois de criarem o cliente de PPPoE, vão a:

Menu PPP -> Tab Profiles -> Entrem no detalhe de "default"

pppoe-profile

Coloquem “yes” em change MSS (no meu caso, sem a mudança do MSS tinha problemas a aceder a alguns sites).

– Não se esqueçam da regra de masquerade do trafego que sair pela interface PPPoE (e não ether1)

nat_masquerade1    nat_masquerade2   

Menu IP -> Firewall -> TAB NAT

(Estou a assumir que as regras de forward estão bem. Por defeito o mikrotik já traz uma parte configurada)

– Por defeito o mikrotik coloca todas as portas internas e a rede wireless numa bridge local. Por isso vou apenas explicar qual a configuração para a porta 1  que liga ao Router Thomson e porta 2 que liga à Meo BOX.

A porta 1 do Mikrotik onde é ligada a porta WAN do router Thomson deverá ter a VLAN 12 tagged. Para isso deve ser criada a VLAN 12 (ver procedimento acima) na respectiva interface.

De seguida podemos criar uma bridge e associar a essa bridge a eth1.12 e eth2.12 (exemplo). Para isso:

Bridge_vlans

Menu Bridge -> Criar bridge (ex: br-video)
Dentro do menu Bridge, aceder à tab Ports
Adicionar as portas eth1.12 e eth2.12 à interface bridge (br-video) que foi criada.

No caso da porta 2 (MeoBox) precisamos de enviar a vlan 12 untagged. Para isso, podemos adicionar a interface directamente à bridge. O procedimento é semelhante ao que foi feito no passo anterior:

Dentro do menu Bridge, aceder à tab Ports
Adicionar a porta do mikrotik onde é ligada a MeoBox à interface bridge (br-video) que foi criada.

E pronto, já está.

É possível que me tenha esquecido de algum passo ou que fiquem algumas dúvidas. Qualquer coisa, comentem 😉

12 thoughts on “Substituir router meo (TG784n) e utilizá-lo como ATA (versão PPPoE)

  1. Viva!

    Como é que conseguiste colocar o router MEO (TG784(n)) a funcionar com Internet?
    Eu tenho uma rede local (Ethernet) e queria ligá-lo a essa rede para o usar como servidor VOIP para o telefone analógico, mas se o ligar na porta WAN ele só aceita ligar-se por PPoE; e se o ligar numa das portas Ethernet tudo o que a ele estiver ligado funciona, mas o router não tem net (pelo que o VOIP não funciona)…

    Se possível envia email

    Obrigado!

    • Viva,

      Com este cenário, para conseguires ligar o router thomson e teres lá rede para o VOIP, tens de receber a vlan 12 e passá-la para o router thomson (como mostro no diagrama).
      A vlan 10 (internet) é que vai ficar no mikrotik(ou outro router com suporte de vlans) para acesso à net.

      Se verificares o meu cenário, eu uso o router thomson apenas para servir de ATA. O Router utiliza a vlan 12 para se ligar aos servidores meo de voip. Se eu me ligar lá não tenho internet, Só tenho internet a partir do mikrotik.

      Mas atenção que este cenário de PPPoE está a ser migrado. Todos os clientes que tenham triple play (tv+internet+tlf) serão aos poucos migrados. Eu já estou com essa nova implementação, e as configurações são diferentes.
      Entretanto coloco um guia actualizado..

      Não sei se respondi à tua dúvida, qualquer coisa pergunta 😉

      • Viva,

        Não propriamente, dado que a minha dúvida não se relaciona com o outro router de que falas – mas como pareces saber do assunto pensei que me conseguirias ajudar. O problema é: eu não tenho qualquer tipo de ligação PPoE. Eu tenho net disponível numa residência por Ethernet – daí querer configurar o Thomson como DHCP.

        Cumprimentos

        • Ah ok, com esse contexto o que disseste primeiro faz mais sentido.
          Do que percebi, tu queres utilizar o Thomson apenas para receber a net da tua residência, fazer de ATA (ligar-se a um server de voip) e dhcp para “dentro”.
          Infelizmente não me parece que terás grande sorte em fazer isso sem alterares as configurações do router thomson. Por defeito, ele está configurado para receber rede na vlan 12, e é com essa rede que irá ligar-se aos servers de voip.
          Se conseguires fazer chegar uma rede à porta WAN do thomson taggada na vlan 12, talvez te safes com o VoIP. Podes fazer chegar essa vlan ao thomson com umas “aldrabices” com outro router, com o SO dd-wrt ou um microtik, ou então com um switch com suporte de vlans. Mas dá trabalho..
          Quanto à rede interna com dhcp, ainda é mais complicado.. Se o teu thomson tiver a config do cenário que explico no post, as regras dele só serão aplicadas se chegar uma ligação à porta WAN onde ele estabeleça uma ligação PPPoE, e será essa ligação que será “encaminhada” para a rede interna.
          Se o teu objectivo for só receber rede numa porta e difundir para as outras portas, podes desligar o dhcp server do thomson e ligar o cabo de rede que te chega da residência numa das 4 portas de rede interna do thomson. O que ele faz é servir de switch, e as outras 3 portas irão actuar como se fossem cabos da tua residência.

          As explicações não são muito simples… mas entrar em detalhe deste tipo de configurações já requer algum know-how e dão trabalho…

          Boa sorte com isso 😉 Qualquer coisa, pergunta.

  2. Boa Tarde.

    Estou a tentar fazer o que tens aqui neste post, mas já estou com o triple play e aparentemente vem tudo com VLAN12. Consigo ter rede no Mikrotik, tudo direito. Mas ao router da Meo não chega a ligação.
    Já tentei de tudo, bridges com VLAN12 e outra com VLAN1. Já me liguei na porta que tenho configurada para o router MEO e está lá a VLAN12, mas o router não se autentica.
    Podes dar-me uma ajuda?

    • Viva,

      Sim, entretanto a meo começou a migrar os clientes triple play para um novo cenário.. Tenho de fazer um update a este tutorial..

      Actualmente a internet chega na VLAN 12, onde deves ter um DHCP Client configurado. Depois é considerar isso como WAN e fazer o processo normal de masquerade do trafego para fora, etc..

      Eu tenho o seguinte:
      ONT —-> Mirkotik porta 1 —> Vlan 12 configurada com DHCP Client
      |-> Porta do 5 do mikrotik em modo SLAVE da porta 1 –> Porta WAN do Router Thomson –> Do router thomson, sai um cabo para a BOX e utilizo também como ATA para telefones.

      Nota: para colocares em modo slave, deves ir à configuração da interface e definir uma master port (1, neste caso).
      Nota2: neste cenário ficas com 2 IP públicos.. um no mikrotik e outro no router thomson..

      Qualquer dúvida, diz 😉

  3. Olá! Estou a tentar colocar o meu TG784n v3 como ATA mas não está a dar.
    Tenho internet e IPTV a partir do Mikrotik e coloquei a porta 5 ligada à wan do thomson mas não consegue endereçamento.
    Tenho que efetuar alguma configuração extra? Atualmente já não existe o conceito de porta master e slave.
    Obrigado

    • Viva, actualmente já não estou muito a par deste setup, porque entretanto mudei de operadora e deixei de ter esta necessidade.

      Da forma como fiz, tinha duas portas no mikrotik a actuarem como se fossem um switch – a porta que vinha do ONT e a porta que ia para o Thromson. O que fazia com que eu tivesse dois ips publicos, um no mikrotik e outro no Thomson. Era dessa forma que o Thomson depois comunicava com a rede MEO e tinha lá telefone.
      Creio que hoje em dia talvez seja possivel fazer isto criando uma bridge com essas duas portas, mas não tenho a certeza que depois o Thomson apanhe endereço..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.